Tolerância

Ser tolerante é um oásis e um inferno.

Eu gosto de ser tolerante. Prefiro engolir uma irritação momentânea a começar uma briga, considero abrir mão de algo que gostaria de fazer para agradar alguém, ignoro provocações e apaziguo desentendimentos.

Viver assim é um oásis, porque exercita a paciência. Viver estressado é insuportável para mim, e quando gosto de verdade da pessoa, faço todo o possível para viver em paz com ela. E isso não necessariamente custa a minha. Fico verdadeiramente feliz por ser compreensiva com as idiossincrasias e problemas das pessoas que me importam ao meu redor. Gosto de fazê-las sentirem-se protegidas, queridas, amadas. Sou do tipo que não sabe ser romântica e escrever poesias, mas mando um “estou com saudade” no meio da tarde. Deixo a última bolacha do pacote, se for a sua favorita. Deixo sozinho se quiser privacidade, talvez um pouco ressentida, mas não reclamo. Mimo e tomo conta se me deixar.

Mas também é um inferno. Por saber que não me importo em ceder, as pessoas acabam se acostumando a exigir sempre. Como não gosto de discutir, engulo dores e incômodos até que eles explodam ou se dissipem. Atraio pessoas que são exigentes e ao mesmo tempo pouco ativas; tudo querem, mas pouco oferecem. Então eu me desgasto tentando ser presente, amiga, carinhosa, solícita, e não consigo muito mais do que reclamações, cobranças, picuinhas e desconfianças.

A linha entre ser tolerante e ser trouxa é bem tênue. E quando você se torna trouxa, não está sendo legal nem bonzinho com as pessoas; está sendo mal e impiedoso consigo mesmo, ou seja, agindo errado justamente com a pessoa que deve vir em primeiro lugar: você mesmo;

Sobre Nadia

Individualista, chata, implicante e ofensiva. Tread on me or don't tread on me, that's the question.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

